quinta-feira, 18 de junho de 2009

I SP TERROR Festival Internacional de Cinema Fantástico

I SP TERROR
Festival Internacional de Cinema Fantástico

Entre os dias 25 de junho e 02 de julho, as luzes da Avenida Paulistas brilharão mais forte nas salas da Reserva Cultural. As telas do cinema serão tomadas pelo que há de mais fantástico: São Paulo tem um novo Festival, o SP Terror – Festival Internacional de Cinema Fantástico.
Serão apresentados cerca de 30 títulos, entre longas e curtas, filmes brasileiros e internacionais, trabalhos já premiados e produções absolutamente inéditas no País. Duas mostras competitivas serão realizadas: a internacional e a iberoamericana. Os vencedores, que serão julgados pelos cineastas José Mojica Marins e Dennison Ramalho, além de Erico Borgo e Leopoldo Tauffenbach, receberão troféus. Haverá ainda a mostra especial de filmes considerados definitivos e consagrados na produção nacional e internacional.
‘’O cinema é a mídia mais perfeita para a expressão do fantástico e o cinema fantástico tem apelo a uma grande variedade de públicos que curtem os seus vários subgêneros - do sobrenatural ao terror, de vampiros, zumbis, herói de quadrinho, mitológico, ficção cientifica ao psicotrônico’’, afirma Betina Goldman, idealizadora e diretora do Festival. E completa , “o SP Terror pretende criar uma vitrine eclética indo desde o cinema de arte ao totalmente trash, do sublime ao berrante‘’.
O SP Terror tem, em sua programação, alguns filmes inéditos. Entre outras produções nunca exibidas no Brasil antes estão: Eden Log (dir.: Frank Vestilel), elegante filme francês de ficção científica que tem polarizado a crítica internacional; o britânico Os Matadores de Vampiras Lésbicas (dir.: Phil Claydon); os americanos independentes Dead Girl (dir.: Marcel Sarmiento a Gadi Harel) e Strange Girls (dir.: Rona Marks); Solos (dir.: Jorge Olguin), novo filme do diretor chileno apadrinhado por Guillermo del Toro, o japonês Yoroi Samurai Zombie, (dir.: Tak Sakaguchi) e Os Aparecidos (dir: Paco Cabezas).
Outro grande destaque do Festival é o sueco Deixe Ela Entrar (dir.: Tomas Alfredson), vencedor de 48 prêmios e 11 nominações, inclusive o Melies de Ouro da Federação de Festivais Fantásticos.
Outros filmes incluem o trabalho de jovens Iberoamericanos que vem despontando com novas produções. Um exemplo é o brasileiro Mangue Negro, inusitado filme de zumbis com mensagem ecológica que já conquistou importantes prêmios internacionais para o jovem diretor capixaba Rodrigo Aragão (Prêmio Audiência do Rojo Sangre, na Argentina; Seleção Oficial do Sci Fi London; Melhores Efeitos Especiais e Melhor Novo Diretor Fantástico de Santiago). Outras produções são o argentino Visitante de Inverno (dir.: Sergio Esquenazi) e o inusitadissimo O Gigante Japonês (dir.: Hitoshi Matsumoto).
‘’A experiência do terror no cinema é uma espécie de catarse nervosa. Nos mais importantes festivais internacionais como Sitges (Espanha), Bruxelas (o BIFFF) e Amsterdam (Imagine), que nos inspiraram bastante, é freqüente a platéia reagir com risadas coletivas às cenas mais violentas”, brinca Betina Goldman. Para ela, o Cinema Fantástico chega na hora certa em São Paulo, “cidade que tem grande número de sua população jovem, urbana, informatizada, que assiste cinema de terror como diversão e não como violência”.
O SP TERROR Festival de Cinema Fantástico está sendo realizado pela VERAS IMAGINÁRIO, novo braço no Brasil da agência de cinema ONE EYED FILMS baseada em Londres, e pela ROCK Comunicações, empresa especializa em marketing promocional. As sessões serão apresentadas na Reserva Cultural.

(Em Primeira Mão - Para os fiéis)
Competitiva Internacional
Strange Girls - Rona Mark
Deadgirl -Marcel Sarmiento e Gadi Harel
Matadores de Vampiras Lésbicas - Phil Claydon
Os Descendentes - Jorge Olguin
Yesterday - Rob Grant
Humanos - Jacques-Olivier Molon e Pierre-Olivier Thevenin
Yoroi: Zumbi Samurai - Tak Sakaguchi
Eden Log - Franck Vestiel
Deixe ela entrar - Tomas Alfredson

Competitiva Ibero-Americano
Os Aparecidos - Paco Cabezas
36 Passos - Adrián Garcia Bogliano
O visitante de inverno - Sergio Esquenazi
Mangue Negro - Rodrigo Aragão
O proprietario - Javier Diment
O Fim da Picada - Christian Saghaard

Especial
Pervert - Mike Davis
Sex Galaxy - Mike Davis
O Gigante Japonês - Hitoshi Matsumoto
Golem - Carl Boese e Paul Wegener

Mostra de Curtas da Catalunha
Panorama de Curtas

SERVIÇO:
SP Terror – Festival Internacional de Cinema Fantástico
Data: 25 de junho a 02 de julho
Ingresso: R$ 13,00
Sala de exibição: Sala 3 (120 lugares) e Sala 4 (110 lugares)
Classificação indicativa: 10 anos
Sujeito à lotação da sala

Endereço: Avenida Paulista, 900.
Térreo Baixo (entre as estações Trianon Masp e Brigadeiro do metrô)
Tel: (11) 3287-3529

Site do Festival
http://www.spterror.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

allefuckinglluiah