terça-feira, 16 de junho de 2009

Dicas de como desenvolver roteiros de forma simples

Dicas de como desenvolver roteiros de forma simples
Por cleiner micceno


é um exercício que é bastante funcional.
eu uso isso com alunos de cinema e vídeo com bons resultados, é uma introdução básica, mas funciona muito bem até com quem não tem nenhuma experiência, quem já tem ,evoluirá mais rápido no oficio dificílimo que é escrever bons roteiros.


passos a seguir


se você conhece a seqüência básica de um roteiro linear, pra começar, é o melhor:

apresentação do personagem - apresentação da história e desenvolvimento - objetivo e antagonista para o conflito- desenvolver conflito - ponto de cruzamento de antagonista e personagem principal - situação após iniciar conflito, (continuar desenvolvimento do conflito)- confronto, superação e finalização com ou sem catarse -(em um roteiro mais formal a catarse é esperada)com final em aberto ou final fechado com resolução de enredo.


como desenvolver isso:


simples, pegue um filme de roteiro formal, com personagens e situações bem definidas.
posso indicar filmes nesse molde aos montes , filmes mais simples americanos, geralmente tem essa estrutura , independente do gênero - de ROCKY I até comedias tipo CURTINDO A VIDA ADOIDADO, GOONIES, CONTA COMIGO, filmes simples, mas com roteiros que funcionam em sua simplicidade .

os roteiros nesses filmes tem personagens bem definidos, em papéis bem definidos, que você sabe pra quem torcer. Nos WESTERNS, é comum ter personagens nesse estilo, como em ERA UMA VEZ NO OESTE do SERGIO LEONE,mesmo que o herói em questão seja um herói negativo, Charles Bronson nesse caso, outro exemplo de herói negativo SAM SPADE no Falcão Maltês com Humprey Bogart de JOHN HOUSTON, um dos icones do cinema noir. o roteiro tem algumas reviravoltas, mas em uma analise mais simples, eles se reduzem a isso.

em filmes menos complexos com a estrutura do personagem reduzida a ações exteriorizadas sem muita profundidade levam a estrutura basica bem ao pé da letra (acho filmes até bem ruins, salvo raras exceções) os roteiros são reduzidos ao mais básico, não tem muitas nuances em nenhum sentido, o mau é mau mesmo ,como em : RAMBO, GRANDE DRAGÃO BRANCO E FILMES DE KARATE, onde alguém mata um irmão, uma namorada ou um amigo e o cara vai atrás do assassino,e coisas tais como uma situação simples que sai do controle. geralmente tem uma confronto direto, depois do Herói apanhar muito ,vence a batalha de alguma forma.

Temos os casos de roteiros idênticos, mudando elementos como os usados nos desenhos tipo PIXAR,que transformam um roteiro em vários, mudando apenas locais e personagens,como em uma receita de bolo só mudando a cobertura, exemplos: PROCURANDO NEMO, ERA DO GELO, MONSTROS S A são todos o mesmo roteiro, filhos ou crianças que perdem pais, por um motivo ou outro e existe uma jornada para devolver as crianças aos seus pais tendo varias dificuldades pelo caminho.


qual é o exercício a ser feito:


use os roteiros básicos como molde, e estruture um roteiro seu, mudando as situações e personagens, ( isso, com o tempo, você irá notar que é mais comum do que imagina, você vai começar a ver isso em muitos filmes e notar suas semelhanças gritantes) ou até faça um roteiro e compare com filmes do mesmo estilo, e tente ver o que falta no seu enredo. preste muita atenção nos diálogos que eles fazem diferença na qualidade do roteiro, um bom roteiro tem diálogos bem desenvolvidos e idéias espertas mesmo em coisas banais, evite diálogos desnecessários, e cenas sem motivo aparente como diria Andrei Tarkovski e corroborado por Truffaut, as cenas tem que ser necessárias, se a cena não for necessária não tem porque estar no filme, não fará nenhuma falta. Observe em filmes que você assiste, e localize cenas supérfluas, que estão ali apenas para preencher tempo e fazer o filme ficar mais longo e enfadonho.


Um bom roteiro :
o importante em um bom roteiro é ter uma linha bem definida na história, ser claro nas idéias e logicamente não ficar pontas soltas ou situações não resolvidas durante o percurso. Tudo aquilo que você propor deverá ser resolvido.

Assista filmes de diversas nacionalidades, note as diferenças estilísticas, mas note também as semelhanças de estrutura, que são universais.volto a repetir preste atenção nos diálogos e como é desenvolvido cada cena antes e após os diálogos, como é a fluência e entonação das replicas.

o exercício de reconhecer roteiros e estilos, é a melhor escola que você poderá ter, é puro feeling entender como e qual situação automaticamente terá que se seguir após uma cena. escrevendo com base nos roteiros que estudou, você poderá ver a lógica e exercitar, assim fica mais fácil notar as coisas a serem melhoradas, ajuda a dar mais dinâmica, estruturar melhor as idéias e as tornarem mais claras para o publico que vai ver, assim como para quem for dirigir o filme ter mais elementos para trabalhar. ver a funcionalidade das idéias que você construiu é uma coisa importante, se tem lógica, se são possíveis de executar no orçamento proposto,(isso é importante, não adianta ter uma ótima idéia se não for possível por em pratica).

No final quase todos os roteiros tem a mesma estrutura , com mais elementos , com mudanças de elementos, com mais ou menos coisas mas a formula :
– apresentação – desenvolvimento – conflito –desenvolvimento final , é quase uma regra (eu disse quase, cinema surrealista, experimental e transgressor geralmente quebram algumas ou todas as regras e usam outras mas é um exercício de estética), mesmo que, em ordem modificada ou diluída no roteiro proposto, o grande segredo é como você organiza as idéias para elas funcionarem você pode até contar uma história linear e na estrutura final embaralhar as situações para tornar o roteiro mais atraente, um exemplo disso é PULP FICTION de Quentin Tarantino.

Roteiros complexos ou com construção não linear.

Depois de estudar estruturas de roteiro mais simples,passe para roteiros mais complexos, com varias reviravoltas, tempo não linear, com cenas desconstruídas, situações em diversas camadas de tempo, elipses, camadas de espaço separadas, com diálogos análogos a situações aparentemente separadas, mas que tem uma unicentricidade na cena. Ai entra a criatividade e o domínio da técnica da linguagem, diga-se de passagem que exige mais do conhecimento geral do roteirista, pois para quebrar regras é preciso ter conhecimento muito grande delas, senão você pode cometer erros básicos e desnecessários.

Roteiros mais complexos como CIDADÃO KANE de ORSON WELLES, PULP FICTION do TARANTINO (ja citado aqui), 2001 do KUBRICK, ANO PASSADO EM MARIEMBAD do RESNAIS, UMA MULHER PRA DOIS do TRUFFAUT, O BANDIDO DA LUZ VERMELHA do ROGÉRIO SGANZERLA, NÓS QUE NOS AMAVAMOS TANTO do ETTORE SCOLA, OITO E MEIO do FELLINI, são exemplos de roteiros não formais , muito bem executados, com varias reviravoltas, ações temporais e elipses, assim como formas diferentes de contar e construir(ou desconstruir) uma personalidade, situações que vão até o surrealismo, mas que se tornam bem reais para o publico, existe essa inter atividade do espectador, que acredita sem questionar no que é proposto, apenas se envolve e entra na realidade colocada na tela, e isso faz a diferença, como você maneja as cenas para elas se tornarem plausíveis para quem assiste, sem se tornarem exageradas ou bobas, quantas vezes você assiste a um filme ou uma cena que você se pergunta: essa cena era necessária? Isso ficou ridículo! Aquela cena da lancha explodindo e arremessando o personagem em uma moto em movimento estragou o filme!
Mas um judeu na antiga Roma cair em uma nave espacial em MONTY PYTHON – A VIDA DE BRIAN – é totalmente plausível e muito divertida, tudo depende de como você desenvolve a proposta, o que vale mesmo é saber definir o que você quer com o roteiro, lembre-se sempre disso, coloque-se no lugar do espectador e imagine qual efeito terá. Autocrítica já é um grande passo para o acerto.

Assista filmes sem preconceito.

cinema é uma ótima escola, desde que você consiga decodificar o que cada diretor quer dizer, e conhecer as escolas de cinema é importante, é uma ótima maneira de conhecer as culturas e como elas vêem o mundo e como situações que dizem muito em uma localidade nem sempre diz muito a outra, que valores e costumes são bastante mutáveis, e que situações e costumes de um lugar nem sempre é entendido perfeitamente em outro, o grande feito é conseguir ser claro na proposta em qualquer lugar, e facilita usando um tema que seja bem decodificado e bem desenvolvido em qualquer parte,filmes sobre costumes por exemplo geralmente tem vida mais curta que filmes que falam sobre relações de poder,sobre amor e paixões desenfreadas, sobre dinheiro, vícios, guerras e violência ou seja situações atemporais que acometem qualquer época, afinal os costumes mudam o ser humano não.

As pessoas gostam de ter identificação com o filme, com os personagens, com as situações: uma boa obra sempre tem elementos que serão identificáveis com a essência humana, não importa onde elas tenham sido feitas,inclusive em obras poéticas, simbológicas ou filosóficas, até em documentários sobre vida animal, coloca-se sentimentos e elementos humanos de identificação. Logicamente tem uma parcela de público que você vai atingir, isso é importante,porque nunca agradará a todos, mas, se você conseguir fazer algo coerente e bem desenvolvido atingirá seu publico alvo de forma satisfatória, desista da unanimidade, mire e desenvolva algo certeiro, atirar para todos os lados acabará não acertando ninguém.

Cinema e sua diversidade de roteiros mundo afora.


Russos gostam de poesia e montagem por causa de EISENSTEIN E DZIGA VERTOV, os alemães e nórdicos tem relacionamento com estética e interiorização de personagens onde olhares dizem mais que palavras, luz, sombra fazem as vezes de personagens, o cinema de FRITZ LANG, MURNAU , HERZOG, BERGMANN E DREYER exemplificam bem isso, no oriente as coisas são ditas com movimentos, uma relação intensa com símbolos, cores e atuações diferentes das ocidentais, com emoções mais contidas e mais sutis, como no cinema de KUROSAWA, OZU E MIZOGUSHI. E tem cinema de estética mais crua, mais direto e com símbolos menos aparentes, como o cinema iraniano, que tem sua estética calcada no neo realismo italiano,onde gostam de sentimentos mais simples e histórias com dramas existenciais,coisas e elementos do dia a dia,com pessoas comuns. dramas reais mas poéticos, bons exemplos encontrados nos filmes de ABAS KIAROSTAMI, MOHSEN MAKHMALBAF, JAFAR PANAHI, SAMIRA MAKHMALBAF.

Esses são apenas alguns exemplos básicos, existe muita diversidade a ser explorada pelo aspirante a roteirista. muito trabalho, leitura e observação ajudam muito, você só terá verdade nos roteiros que escreve se souber observar as coisas ao seu redor.

Um filme interessante sobre roteiristas e suas dificuldades, foi feito pelos IRMÃOS COEN no filme BARTON FINK - DELÍRIOS DE HOLLYWOOD, o drama do escritor com bloqueio, que quer fazer uma obra artística e que entra em conflito com o produtor de filmes,que quer apenas um filme que dê dinheiro.

Palavras finais:

O melhor treino são os roteiros básicos, se conseguir desenvolver um roteiro básico bem feito, é um passo para reconhecer os signos e desenvolver roteiros mais complexos.

não queime etapas

Leia o manual de roteiro do GABRIEL GARCIA MARQUEZ, ele é muito bom, bem desenvolvido e muito interessante.

leia sobre cinema,é muito importante ter a visão de diretores e como eles se relacionam com os roteiros e com as idéias isso ajuda muito.

E sempre observe em filmes as soluções que o diretor e roteirista deram pra varias cenas, se preciso for repita assista de novo, escrever um roteiro é uma arte de resolver problemas, se possível compre roteiros nas livrarias sempre tem livros com ROTEIROS de filmes que já foram feitos, como TRAINSPOTTING E COVA RASA do DANNY BOYLE isso ajuda a ver no papel o que foi pra tela, livros que foram adaptados ajudam também pra sentir como um roteiro pode ser diferente de um livro, e notar as diferenças de escrever um livro e um roteiro, pra funcionar nas telas. RAYMOND CHANDLER era um ótimo escritor e roteirista leia-o.

Faça roteiros com coerência e bom senso, com o tempo você pode abandonar a coerência e o bom senso, mas pra isso, você tem que dominar toda a técnica para poder quebrá-la com maestria, bons exemplos disso estão nas obras de LUIS BUÑUEL, CARLOS SAURA E JODOROWISKY.

do mais boa sorte e bons roteiros

Cleiner micceno

leituras recomendadas


De Gabriel García Marquez: Como Contar um Conto.e os livros da série Oficina de Roteiro de Gabriel García Márquez

De Sidney Lumet: Fazendo Filmes. Ed. Artemídia Rocco.

De Christopher Vogler: A Jornada do Escritor. Editora Ampesand

de François Truffaut - o cinema segundo François Truffaut

de Andrei Tarkovsky - esculpir o tempo

de Sergei Eisenstein - a forma do filme, o sentido do filme,

manual de roteiro disponivel para download
de syd field
http://megaalexandria.blogspot.com/2008/07/manual-do-roteiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

allefuckinglluiah