terça-feira, 23 de março de 2010

Mostra Akira Kurosawa

Mostra em São Paulo faz homenagem aos 100 anos do nascimento de Akira Kurosawa

  • Divulgação

    Cena do filme "Rashomon", do cineasta japonês Akira Kurosawa

Para comemorar os 100 anos do nascimento do cineasta japonês Akira Kurosawa, a Cinemateca Brasileira recebe no mês de março uma mostra composta por seis longas-metragens, entre eles “Madadayo”, o último da carreira do diretor.

Nascido em 23 de março de 1910, em Tóquio, Kurosawa iniciou a carreira no cinema na década de 30, como assistente de direção. Em 1943, estreou como diretor com o filme “A saga do judô”. Com “Rashomon”, Kurosawa tornou-se conhecido mundialmente e recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951.

A programação do evento conta com “Juventude sem arrependimento”, um drama que se passa durante a invasão da Manchúria, na China, pelo exército japonês; “A luta solitária”, com o consagrado ator Toshiro Mifune no papel principal; “Kagemusha – A sombra do samurai”, filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1981; e “Ran”, baseado na tragédia de Shakespeare, “Rei Lear”.

A mostra também conta com o longa “Dora-heita”, dirigido por Kon Ichikawa, com roteiro de Akira Kurosawa, realizado após a morte do consagrado cineasta em 1998. Para a programação completa, acesse o site oficial.



CINEMATECA BRASILEIR
A
Onde: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - próximo ao Metrô Vila Mariana. São Paulo.
Quando: de 23 a 28 de março
Quanto: grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

allefuckinglluiah