quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Loja dos sonhos traz colecionáveis raros para o Brasil

Loja dos sonhos traz colecionáveis raros para o Brasil

Comum lá fora, os colecionáveis eram, até pouco tempo atrás, raros no Brasil. Para obter as réplicas de personagens de filmes era necessário importar os itens de fora, com enorme tempo de espera. Aliando a paixão pelas peças com o empreendedorismo, os sócios Stevin, Rodolfo e Daniel fundaram a Limited Edition em abril deste ano.


Desde a festa de lançamento, que parou a rua da Consolação, nos Jardins – que contou com membros do fã-clube de Star Wars vestidos como Stormtroopers – até hoje, a expectativa dos três foi superada: as vendas estão além do previsto e o interese geral que a loja gerou foram uma boa surpresa. Prova da carência do mercado brasileiro no setor.


Os sócios, aliás, são uma demonstração de que o colecionador está muito longe de um estereótipo definido. Stevin é médico psiquiatra e louco pelos personagens da DC Comics. Daniel é publicitário e prefere as sagas de Senhor dos Anéis e Star Wars. Já Rodolfo é professor de educação física e mais ligado aos itens dos Cavaleiros do Zodíaco.


“A criação da loja surgiu da necessidade de ter um espaço em São Paulo, e no Brasil, onde pudéssemos encontrar uma grande variedade de itens dos nossos personagens e filmes favoritos. Desde miniaturas até estátuas em edição limitada. Antes ficávamos correndo atrás desses itens em diversos locais, especialmente nos EUA. Não existia um local exclusivo para a venda destes produtos. Também queríamos criar um espaço de encontro. Uma referência não só para colecionadores, mas para todos os apaixonados por cinema, quadrinhos e cultura pop”, comenta Stevin.


Além dos itens produzidos em série, a loja busca peças raras, pintadas à mão e de lançamento restrito, com no máximo 500 peças, por exemplo. O que, claro, coloca o Brasil na rota de produtos até então inéditos. A importação é feita muitas vezes por fornecedores exclusivos, que negociam diretamente com eles. As dificuldades, claro, passam pelos impostos abusivos e a burocracia do governo brasileiro. Para chegar até a vitrine, os produtos recebem 60% de taxa de importação, 18% de ICMS, mais taxas alfandegárias. O que faz com que as peças custem o dobro no país.


Personagens de cinema, quadrinhos, games, música e cultura pop em geral compõe as mais de 1.000 peças do acervo. De Batman, Watchmen, Star Wars, Senhor dos Anéis e X-Men até réplicas de John Lennon e Joey Ramone estão presentes. Procurando valorizar os itens, enxergando-os como obras de arte, a disposição das peças acompanha o conceito de uma joalheria. Expostas em redomas de vidro, com iluminação especial, as estátuas ganham um tratamento de acordo com o trabalho e cuidado com que são feitas.


Buscando aproximar o público dos autores das obras, a loja irá promover encontros entre escultores brasileiros que trabalham para empresas dos EUA, em tarde de autógrafos, até eventos relacionados ao universo que os produtos englobam. Na Fest Comix, maior feira de quadrinhos da América Latina, será feita a Expo Coleções, com workshop de esculturas, finalização de peças ao vivo durante os tres dias da feira e exibição de peças raras.


Além da loja física, que responde pelo maior número das vendas, a Limited Edition lançou sua loja online (www.limitededition.com.br), com informações e fotos de todos os itens, que podem ser enviados para todo Brasil. O site oferece também um fórum onde o público pode debater e saber de todos os lançamentos do mercado. Atualmente, a e-store já responde por 20% do faturamento da empresa.


De todo o acervo, 40% das vendas são de itens ligados ao cinema. Stevin conta, por fim, a dificuldade de equilibrar a paixão com o negócio. Muitas das peças raras precisam ser adquiridas em mais de uma cópia: para venda e para os donos, legítimos aficcionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

allefuckinglluiah