quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Canal de videos de Richard Dawkins

Karl Marx já dizia que a religião é o ópio do povo. Hoje, é o cientista Richard Dawkins, que esteve recentemente na Flip, quem ostenta a bandeira do ateísmo. Autor do polêmico "Deus: um Delírio" -- bem como de outros best-sellers como "O Gene Egoísta"--, ele tenta provar, em seus estudos e em sua peregrinação pelo mundo, o quanto nutrir uma crença é absurdo e nocivo.

Richard Dawkins mostra documentários no GNTRichard Dawkins mostra documentários no GNT
Um dos resultados de seu trabalho é o documentário "Deus: um Delírio", e também "O Vírus da Fé", igualmente conduzido por Dawkins.

Nos vídeos, o estudioso viaja a diferentes partes do mundo, sempre questionando a fé religiosa. Em Lourdes, na França, centro de peregrinação católica, presencia pessoas doentes em macas e cadeiras-de-roda que enfrentam longas distâncias em busca de cura. Ao conversar com um padre do local, constata um número intrigante: dos 8 mil peregrinos com problemas de saúde que passam pelo santuário anualmente, apenas 66, em toda a história, mostraram recuperação. Para o cientista, mais uma prova de que a fé em nada auxilia.

Dawkins ainda discute crenças cristãs, como a que diz que Maria, mãe de Jesus, não teria morrido em corpo, mas teria sido carregada por anjos até o céu. Durante seu discurso, o estudioso ressalta que, a partir da religião, derivam guerras e atos violentos. E questiona: ainda que alguns religiosos não prejudiquem ninguém, não é melhor encarar a verdade do que abraçar uma falsa esperança?

A insistência de Dawkins -- ele tem um canal oficial no Youtube, além de protagonizar dezenas de palestras, entrevistas e vídeos pró-ateísmo -- no que ele chama de "defesa da verdade" é admirável.
É interessante conhecer um ponto de vista corajoso em um mundo tão dominado pela fé.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

allefuckinglluiah