quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Biografia de Orson Welles feita por filha lança novo olhar sob o ícone


Biografia de filha de Welles reacendeu polêmica de paternidade
Biografia de filha de Welles reacendeu polêmica de paternidade

"A primeira vez que vi Rita Hayworth, o meu pai estava serrando-a ao meio".

É com essa frase que Chris Welles Feder, filha de Orson Wells, inicia a sua biografia do pai, a primeira feita por um parente do diretor de "Cidadão Kane". A obra permite um vislumbre da vida pessoal do ícone, além de mostrar como foi viver sob as excentricidades de um dos maiores gênios cinematográficos que já existiu.

Além de relatar diversos episódios só vividos por alguém que passa a infância considerando ser normal conviver com grandes astros de Hollywood, o livro "In My Father's Shadow" ("À sombra do meu pai", na tradução livre) também reacendeu uma polêmica envolvendo o cineasta britânico Michael Lindsay-Hogg, que a autora acredita que pode ser seu meio-irmão, resultado de um caso de Welles com a atriz irlandesa Geraldine Fitzgerald. Lindsay-Hogg, que negava o parentesco, agora afirmou que fará teste de DNA para saber se é filho de Orson Welles.

Veja abaixo outros livros que analisam a vida e a obra de Orson Welles tanto como diretor como ator.

-

Divulgação
Biografia visual mostrando os grandes momentos do cineasta
Biografia visual mostrando os grandes momentos do cineasta

"Orson Welles"

Reconhecido como menino prodígio aos 10 anos e mundialmente famoso aos 23, Orson Welles foi um mágico em dose tripla: dominava as áreas do teatro, rádio e cinema com maestria. Aos 25, tornou-se uma figura promissora dentro do cenário político norte-americano, quando o então presidente Franklin Roosevelt o encorajou a correr pelas eleições do Senado.

Estrelou o elogiado e clássico "Cidadão Kane", em 1941, película que é considerada uma das melhores da história do cinema. Depois, porém, sua carreira em Hollywood descarrilhou imediatamente: o filme, um verdadeiro anúncio publicitário e dissimulado de Welles como pensador e potencial líder, feriu o ego do magnata da imprensa William Randolph Hearst, e fez do próprio Welles um pára-raios político. Aos cerca de 30 anos, o sucesso profissional do artista terminou de forma irreversível. Até o dia de sua morte, o ator enfrentou o ridículo e a censura.

O livro cria uma verdadeira biografia visual de Welles, reproduzindo retratos sultuosos, cartazes coloridos, fotos das cenas dos filmes, fotografias raras e inéditas. Não perca essa visão do gênio incompreendido que foi Orson Welles, numa versão trilíngue, em espanhol, italiano e português.


Ensaio sobre o cineasta acusado de esbanjar orçamentos milionários
Ensaio sobre o cineasta acusado de esbanjar orçamentos milionários

"Orson Welles"

Um célebre ensaio do crítico de cinema André Bazin sobre a obra e a trajetória de um dos maiores gênios da cinematografia mundial. O livro --que faz parte da coleção Cahiers de Cinema-- foi escrito originalmente em 1950, quatro anos depois do lançamento de "Cidadão Kane".

Bazin faz aqui uma brilhante defesa do cineasta, acusado de esbanjar orçamentos milionários sem resultados e realizar filmes incompreensíveis. Tornou-se célebre a sua interpretação do sentido da profundidade de campo adotado por Welles em "Cidadão Kane".

Interpretando a obra de Welles a partir do cruzamento com as artes plásticas, a música, a história e a filosofia, Bazin revela aqui aspectos dos seus filmes até então ignorados pelo público e pela própria indústria cinematográfica.


Transcrição de conversas entre Peter Bogdanovich e Orson Welles
Transcrição de conversas entre Peter Bogdanovich e Orson Welles

"Este é Orson Welles"

A obra resulta da transcrição de longas conversas entre o diretor de cinema Peter Bogdanovich e Orson Welles, o ator, produtor, cineasta e diretor cuja vida se confunde com a história da cinematografia do século 20, com diversas fotografias.

O livro, publicado pela primeira vez no exterior em 1992, é um documento inestimável que traz diversas entrevistas da década de 1960 e 1970 que revelam a personalidade e pensamentos de Welles, que discute atuação, processo de produção, escrita, a direção cinematográfica, assim como projetos que ele iniciou, mas nunca completou.

Traz também uma cronologia da vida do artista, seguindo as suas atividades cotidianas desde seu nascimento em 1915 até a morte em 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

allefuckinglluiah