sábado, 1 de agosto de 2009

Documentário sobre Eddy Teddy e a cena Rockabilly de S P

Ai vai um texto escrito por Luiz Teddy sobre a nossa nova empreitada juntos ai, um documentário sobre a cena Rockabilly de sampa e sobre o Eddie Teddy, o projeto esta sendo desenvolvido por mim , o cineasta Vebis Jr e o próprio Luiz Teddy, ja demos o start, e durante o decorrer do ano vamos desenvolver o documentário, ainda esta no começo, mas logo teremos algum material para uma prévia para todos.
Abaixo está um texto do Luiz sobre o projeto.Vamos pra mais esse trabalho, e vai ser foda o resultado.
Cleiner Micceno

Fellas, há um bom tempo venho pensando em montar algum tributo em homenagem ao Eddy Teddy, pela contribuição ao cenário musical brasileiro.

Sou suspeito em falar, por ser filho...mas graças as pessoas que conviveram com ele e outras pessoas que o admiram, seja pelo Coke Luxe ou Rockterapia, ou pelas Feirinhas de Discos, ou pelos artigos publicados, pelos programas de rádios ou até mesmo por ajudar diversas bandas nacionais.
Me senti mais do que na obrigação de preparar um documentário ou um tributo em homenagem a este cara que eu não me canso em divulgar.

Graças a mais dois malucos, Reverend Stalker e Vebis Jr, começaremos a trabalhar num documentário ou além de buscarmos entrevistas com as pessoas que conviveram e acompanharam toda esta história, disponibilizarem todo o meu acervo de imagens e vídeos para fazer deste documentário uma base para as futuras gerações.
Infelizmente o brasileiro, não mantêm suas raízes e muita coisa que já foi feita é esquecida, de qualquer tem muita gente preocupada com isso e fazendo história, só espero que as demais pessoas dêem continuidade.

Bom, minha idéia é lançar este documentário no ano que vem, ano em que o Eddy completaria 60 anos, para incrementar mais ainda pretendo fazer uma puta festa para o lançamento, talvez no Café Piu Piu, e também pensei em reativar a idéia do Tributo (um cd com diversas bandas nacionais).

Para o cd, precisaria que as bandas se candidatassem, mencionassem a música e gravassem o material ainda este ano.
AQUI VAI UMA PREVIA DO DOCUMENTÁRIO:

nome provisório do projeto : ARE YOU READY? IT'S FOR EDDY TEDDY ( A origem da música Rockabilly no Brasil)
Publico: Amantes e aficcionados pelo Rock & Roll & Afins
Ação: Informar através de relatos e entrevistas de várias pessoas do meio musical a origem do Rockabilly no Brasil através do seu principal precursor, o músico e compositor "Eddy Teddy" da banda Coke Luxe.

Em meados dos anos 50, a música norte americana, passava por modificações e um gênero musical começava a surgir no sul dos Estados Unidos um filho caipira do Rock & Roll conhecido como Rockabilly

A população acostumada com a música caipira regional, misturada aos lamentos negros, o blues, começava a se contagiar pelo Rock & Roll. ( Até que surgem, Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Gene Vincent, Eddie Cochran, Buddy Holy e a primeira estrela do Rockabilly Elvis Presley, que alavancou o estilo para o mundo).
De lá para cá a musica passou por diversas transformações até que no final da década de 70 o movimento Punk que propunha uma volta às origens do Rock trouxe a tona músicas com a simplicidade do Rockabilly, como um revival dos anos 50.

Através de bandas consagradas como o Stray Cats, o Rockabilly chegava com força total em terras tupiniquins no inicio dos anos 80,com o surgimento do grupo Coke Luxe, a primeira banda Neo- Rockabilly nacional. Dedicada a reviver o som dos anos 50, paralelamente aos anglo-americanos Stray Cats, com um sotaque paulista e com um som diferente dos grupos da Jovem Guarda, o Coke Luxe começa a divulgar o Rockabilly pelo Brasil.
Liderada pelo cantor e guitarrista Eddy Teddy, o grupo gravou pela Baratos & Afins dois discos, o compacto "É Rockabilly!", em 83, e um LP, "Rockabilly Bop", em 84.

Como a maioria dos bons discos de música popular, os do Coke Luxe refletem sua época e ao mesmo tempo, soam atemporais. Embora totalmente dedicado a recriar a sonoridade do rock dos anos 50, nada tem de retrógrado, inclusive em várias letras de seu repertório, com irreverência, crítica de costumes, e acima de tudo, muito humor.
O Coke Luxe vinga os pioneiros do rock brasileiro, boa parte dos quais certamente gostariam de ter gravado muitas de suas músicas.
Pela banda passaram muitas pessoas talentosas como Lelo Cadillac, Little Piga, Jipp Willis e Billy Breque (membro dos Pholhas), realizaram inúmeras participações, incluindo as principais casas de shows de São Paulo, como por exemplo o Radar Tantan, Napalm, Zoster, Rose Bombom, Madame Satã, Cais e Espaço Retro, Alquimia entre outros, sem contar as apresentações históricas nos principais programas de televisão da época como Boca Livre, Perdidos na Noite, Fabrica do Som e Programa Livre.
O grupo durou até o final dos anos 90, depois disso, reuníam-se esporadicamente em alguns eventos.
Eddy Teddy já havia participado de outras bandas como por exemplo, Satisfaction, Spectral Zoo, British Beat e posteriormente a Rockterapia.
Já era uma pessoa famosas e queridas no meio roqueiro paulistano, como músico e agitador, trocando fitas e discos com amigos e promovendo as lendárias feiras de colecionadores de discos aos domingos, e ainda dedicava parte do seu tempo em escrever matérias para os diversos veículos de comunicação além de promover festas através do Clube do Rockabilly.
Até que infelizmente veio a falecer e subir para o Grande Salão de Baile do Céu em 1997, aos 47 anos de idade, vitima de um aneurisma.
Eddy Teddy e o Coke Luxe, deixaram um legado de aficcionados espalhados por todo território nacional, que até hoje se propagam e divulgam o mais autêntico Rockabilly por onde passam.

por Luiz Teddy

Vídeo com a galera do big trep + Luiz Teddy e Milton Monstro tocando Rockterapia

2 comentários:

  1. Opa, adorei ler isso! Já me deixa irriquieto porque tava mó cara sem rodar, ou a recuperação do acidente me deixou entediado! Vamu qui vamu!

    ResponderExcluir
  2. Honkers em setembro de 2001, entrou pela 1a vez num estúdio e fez sua 1a gravação...foi para gravar "não beba, papai não beba"...o Luiz vinha pra salvador, mas terminou não participando e tal...depois nunca mais vi o luiz e a coleta nunca saiu...se sair espero que tenha essa gravação da época...

    ResponderExcluir

allefuckinglluiah