quinta-feira, 28 de maio de 2009
entrevista com ivan cardoso por cleiner micceno
IVAMPIRISMO BRASILEIRO
Ivan do Espírito Cardoso Filho nasceu no Rio de Janeiro em 1952 e começou se interessar por cinema logo cedo, assim que um colega de colégio la pelos idos dos anos 60 ganhou uma câmera super 8, começaram os primeiros experimentos na sétima arte, ainda de forma germinal.
Em 1970 ele lança seu primeiro curta metragem, chamado “nosferatu no Brasil” o filme apesar de ter vários problemas quanto a verba e recursos, foi feito com muita criatividade. Ivan confesso fã de José Mojica Marins, ao qual le rendeu o apelido de "Ivampirismo" pelo poeta Augusto de Campos, resolve fazer um filme de terror a brasileira, com o tropicalista TORQUATO NETO no papel do vampiro, mas como não tinham mais dinheiro pra investir no principal, a iluminação, resolveram o problema com uma frase no inicio da película, “ONDE SE VÊ DIA QUE SE FAÇA NOITE” pronto o filme foi todo gravado a luz do dia,
Depois de muitos anos com super 8 e curtas metragens o cineasta grava em 1982 seu primeiro longa metragem "O Segredo da Múmia", com Wilson Grey e Regina Casé.
E em 1986 filma “AS SETE VAMPIRAS” com Léo Jaime, e nessa época ele cunha o termo TERRIR, que é uma mistura de terror e comédia, que se tornou sua marca registrada.
Logo após grava seu filme em homenagem aos filmes noir americanos , “O ESCORPIÃO ESCARLATE”, um filme tecnicamente muito bem feito e extremamente bem humorado que ainda mantem as marcas do Terrir, o filme abusa de sátiras espertas com os gêneros de suspense e terror.
Seu ultimo filme “A MARCA DO TERRIR” brinca com o gênero criado por ele mesmo, uma cinebiografia de colagem poderia ser uma boa definição do resultado, onde o cineasta resgata cenas de seus primeiros filmes em super 8 do começo de carreira
IVAN CARDOSO , IVAMPIRISMO BRASILEIRO
Aqui vai a entrevista completa com Ivan Cardoso, cineasta que inventou o termo terrir , nessa entrevista ele fala sobre sua história e compartilha com nossos leitores sua visão critica da atual produção cinematográfica brasileira
Com vocês Ivampirismo Cardoso
C M - a quantos anos vc faz cinema e qual seu primeiro trabalho, o que levou você a se interessar por cinema?
I C - INFELIZMENTE, NÃO OUVI OS CONSELHOS SABIOS DA MINHA MÃE E TRABALHO HÁ, EXATAMENTE, 40 ANOS, NESTA INSOLITA ATIVIDADE...
EMBORA, NÃO SEJA ADEPTO DO "QUANTO PIOR, MELHOR"... GRAÇAS A MINHA FORMAÇÃO "UDIGRUDI" APREENDI DESDE CEDO A LUTAR CONTRA TODAS AS DIFICULDADES (OU, FACILIDADES) PARA CONQUISTAR POR MEIOS PROPRIOS, O MEU ESPAÇO DE PRODUÇÃO & DIVULGAÇÃO DO MEU TRABALHO QUE, FELIZMENTE, COM A INTERNET CONQUISTOU O MUNDO !
ALÉM DISSO TUDO, TAMBÉM, SOU UM ARTISTA MULTI MIDIA, ME DEDICANDO COM O MESMO ENTUSIASMO, PAIXÃO, RIGOR, TEMPO & SUCESSO, HÁ VARIAS ATIVIDADES, SEJAM ELAS, AS ARTES PLASTICAS, A FOTOGRAFIA, OU, ATÉ, O JORNALISMO. POR ONDE EU ENCONTRAR UM ESPAÇO PARA "DESAFINAR O CORO DOS CONTENTES", O MEU VENENO ESCORRE... ALIÁS, A PRIMEIRA LIÇÃO QUE APREENDI COM O INSUPERAVEL HÉLIO OITICICA, QUANDO TINHA APENAS 16 ANOS, FOI: "IVAN, TUDO QUE TE DISSEREM QUE, NÃO PODE SER FEITO..., PODE" !
C M - quais as maiores dificuldades que ja passou pra produzir filmes no Brasil?
I C - TER NASCIDO NUM PAIS, ONDE O ARTISTA BOM É O ARTISTA MORTO ! SER CINEASTA NO BRASIL, É A MESMA COISA Q SER EXTRANGEIRO NUM PAÍS INIMIGO... VIDE A NOSSA PODEROSA TELEVISÃO: EMBORA O BRASIL SEJA O PAÍS DA TELEVISÃO, TODAS AS EMISSORAS DE TEVE BRASILEIRAS SÃO A CASA DO CINEMA AMERICANO E MARGINALIZAM OS FILMES NACIONAIS ! A TV GLOBO QUE, NA VERDADE É O NOSSO BIG BROTHER, AINDA TEM A CARA DE PAU DE ANUNCIAR ANUALMENTE A SUA JÁ TRADICIONAL: "SEMANA DO CINEMA BRASILEIRO"... E, AS OUTRAS 53 SEMANAS COMO É QUE FICAM ???
C M - você teve algum problema com o regime militar ?
I C - TODO MUNDO QUE ESTAVA VIVO NAQUELE PERIODO SOFREU DE ALGUMA FORMA COM O REGIME MILITAR, A COMEÇAR PELA FALTA DE LIBERDADE & POR TODAS AS ANOMALIAS QUE, UM REGIME DE EXCEÇÃO CRIA... SE ESTIVESSEMOS NUM ESTADO DE DIREITO, JAMAIS GORILAS COMO COSTA E SILVA OU GARASTAZU MEDICI TERIAM SIDO O PRESIDENTE DO BRASIL... EU, POR EXEMPLO, LARGUEI OS ESTUDOS APOS TER PASSADO NO VESTIBULAR PORQUE NÃO HAVIA AMBIENTE PARA VC SER ESTUDANTE, NO FINAL DOS ANOS¨60. MUITO EMBORA, ACREDITE QUE A MINHA GERAÇÃO TENHA TIDO MUITO MAIS PROBLEMAS COM A POLICIA POR CAUSA DAS NOSSAS "CABELEIRAS" DO QUE PROPRIAMENTE POR QUESTÕES POLITICAS... A POLICIA AGIA COM TODA A SUA TRUCULENCIA - COM O RESPALDO DOS MILITARES - PORQUE SABIA QUE A MAIORIA DOS CABELUDOS, NAQUELA EPOCA, FUMAVA MACONHA... A NOSSA SORTE É QUE A NOSSA POLICIA SEMPRE FOI MUITO...
AGORA, CURIOSAMENTE, O MAIOR PROBLEMA Q EU TIVE, FOI EM 1972, QUANDO, JUSTAMENTE,GRAÇAS A GENEROSIDADE DO ARTISTA PLASTICO CARLOS VERGARA - QUE TENDO CONSCIENCIA DAS DIFICULDADES QUE OS ARTISTAS MAIS JOVENS TINHAM PARA DIVULGAR OS SEUS TRABALHOS RESOLVEU TRANSFORMAR A SUA "EXPOSIÇÃO" NO MAM-RJ, NUMA MOSTRA COLETIVA ! ALÉM DISSO, NESTA EPOCA VERGARA COMO VARIOS OUTROS ARTISTAS PLASTICOS, TAMBÉM FAZIA FILMES SUPER 8 E, MONTOU DENTRO DA AREA DA SUA "EXPOSIÇÃO" UMA PEQUENA SALA PARA A EXIBIÇÃO DESTES FILMES. SENDO UM DOS CONVIDADOS E A PRINCIPAL ESTRELA DO MOVIMENTO SUPER 8 , OS MEUS FILMES ARRASTARAM UMA PEQUENA MULTIDÃO DE JOVENS PARA O MUSEU DE ARTE MODERNA AVIDOS PARA ASSISTIREM "AMOR & TARA", "NOSFERATO NO BRASIL", "SENTENÇA DE DEUS" & "A MUMIA VOLTA A ATACAR" ! OS MEUS SUPER 8 NÃO TINHAM UMA CONOTAÇÃO POLITICA EXPLICITA, MAS POR SEREM FILMES DIFERENTES, ABORDANDO TEMAS, ATÉ ENTÃO DESPREZADOS E IGNORADOS PELA NOSSA ESQUERDOFRENICA CINEMATOGRAFIA: VAMPIRISMO, DROGAS, LESBIANISMO, NECROFILIA ETC. NADA MAIS NATURAL QUE, CAUSASSEM UMA TREMENDA POLEMICA E MUITO SUCESSO... FOI AÍ QUE, CHEGOU AO TERCEIRO ANDAR DO MUSEU (ONDE FICA A SUA DIRETORIA), AS REPERCURSÕES DESTA INUSITADA PROGRAMAÇÃO E POR IRONIA DO DESTINO, O EMBAIXADOR WALTER MOREIRA SALLES - PAI DOS TALENTOSOS CINEASTAS 30 HORAS ...& ENTÃO, PRESIDENTE DO MAM - RESOLVEU PROIBIR A EXIBIÇÃO DOS MEUS FILMES... COMO, NAQUELE PERIODO ESTAVAMOS EM PLENA DITADURA MEDICE, NEM AO MENOS PUDEMOS PROTESTAR E DIVULGAR ESTA ATITUDE ARBITRARIA DO EMBAIXADOR QUE,NA VERDADE CENSUROU OS MEUS FILMES, TEMEROSOS QUE A REPERCURSÃO DESTES LAMENTAVEIS ACONTECIMENTOS, NA GRANDE IMPRENSA, CHAMASSE ATENÇÃO DOS AGENTES DO DOPS QUE, SEM DUVIDA NENHUMA TERIAM APREENDIDO & DESTRUIDO OS MEUS SUPER 8, ALÉM DE ME COLOCAR EM CANA...
C M - como vc vê a produção cinematográfica nacional hoje?
I C - UM LIXO... O CINEMA BRASILEIRO, APESAR DE TODOS OS SEUS PROBLEMAS, JÁ CHEGOU A PRODUZIR 100 FILMES POR ANO, nA DECADA DE 70/80, QUANDO CONTAVAMOS COM UMA DINAMICA DISTRIBUIDORA: A "MALDITA" A EMBRAFILME QUE, NA REALIDADE FOI A NOSSA MAIOR CONQUISTA ! NESTA EPOCA, A BOCA DO LIXO TAMBÉM ESTAVA BOMBANDO E, POR ISSO, CHEGAMOS A OCUPAR, 50% DO NOSSO MERCADO. VARIAS FITAS DE DIFERENTES GENEROS DISTRIBUIDAS PELA EMBRAFILME OU POR DISTRIBUIDORAS NACIONAIS LIGADAS DIRETAMENTE AOS EXIBIDORES QUE, COM RECURSOS PROPRIOS CO PRODUZIAM AS PORNOCHANCHADAS, ALCANÇAVAM SIMULTANEAMENTE, SEM GRANDES VERBAS DE LANÇAMENTO, 2,3 OU ATÉ 4 MILHÕES DE ESPECTADORES ! ISSO, SEM FALARMOS DOS "TRAPALHÕES" & DE OUTROS GRANDES CAMPEÕES DE BILHETERIAS: FILMES COMO "DONA FLOR & SEUS DOIS MARIDOS" QUE, ATÉ HOJE, FOI O NOSSO MAIOR SUCESSO POPULAR COM MAIS DE DOZE MILHÕES DE ESPECTADORES, OU "A DAMA DO LOTAÇÃO" & O "LUCIO FLAVIO" DO BABENCO QUE, TAMBÉM CHEGARAM A MAIS DE SEIS MILHÕES DE ESPECTADORES !!!
DE LÁ PRA CÁ, APOS O HOLOCAUSTO PROMOVIDO PELO FERNANDINHO DO PÓ, OU MELHOR, PELO ALOPRADO PRESIDENTE COLLOR QUE, ARRUINOU COMPLETAMENTE COM TODA A NOSSA ESTRUTURA DE PRODUÇÃO & EXIBIÇÃO, TUDO MUDOU... OS CONCEITOS E LEIS QUE, AMPARAVAM & AJUDAVAM O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA ROLIUDI TUPINIQUIM TAMBÉM MUDARAM, AFINAL, COMO DIZIA O CAZUZA: "O TEMPO NÃO PARA"... E NECESSITARIAMOS DE UM ESPAÇO MUITO MAIOR PARA FAZERMOS UMA ANALISE MAIS PROFUNDA DE TODOS ESSES FATORES, DE TODO ESSE VERDADEIRO CIPOAL DE PROBLEMAS QUE, AMARRA O NOSSO CINEMA: AS LEIS DE OBRIGATORIEDADE DE EXIBIÇãO, SEM AS QUAIS, REALMENTE, O NOSSO CINEMA NÃO EXISTIRIA PORQUE, SEM ELAS, OS EXIBIDORES NÃO LANÇARIAM OS NOSSOS FILMES PORQUE NA VERDADE O NOSSO MERCADO EXISTE E FUNCIONA pARA DISTRIBUIR OS FILMES AMERICANOS, CADUCARAM POR QUE A RESERVA DE MERCADO
VIROU UM PALAVRÃO NA FILOSOFIA NEO LIBERAL... ALÉM DE OUTROS FATORES MAIS COMPLEXOS E DIFICEIS, ATÉ, DE EXPLICAR, COMO POR EXEMPLO, A FAMIGERADA CENSURA QUE, NA PRATICA, AJUDAVA MUITO MAIS QUE ATRAPALHAVA A NOSSA PRODUÇÃO, POR MAIS INCRIVEL QUE POSSA PARECER A MINHA AFIRMAÇÃO... UMA VEZ QUE, TODO MUNDO QUER VER UM FILME PROIBIDO !!!
DE FORMA QUE, PARA QUEM FAZ CINEMA HÁ 40 ANOS E VIVEU ESTE PERIODO AUREO NÃO PODE ACHAR GRAÇA, NA RAQUITICA PRODUÇÃO ATUAL QUE, ALÉM DE TER COLOCADO UMA DAS CINEMATOGRAFIAS MAIS INDEPENDENTES E CRIATIVAS DO MUNDO, NUMA CAMISA DE FORÇA A REBOQUE DA TELEVISÃO (O QUE, SEM DUVIDA NENHUMA É O SEU ATESTADO DE OBITO... ), MARGINALIZOU OS SEUS MELHORES DIRETORES, EM PROL DE UMA NOVA GERAÇÃO DE ALPINISTAS SOCIAIS SEM O MENOR CONHECIMENTO CINEMATOGRAFICO: ATORES & DIRETORES DE TEVE ("GLOBETES") FASCINADOS PELA MAGIA DA SETIMA ARTE; PUBLICITARIOS BEM SUCEDIDOS, PORÉM SEM NENHUM PRESTIGIO CULTURAL; FOTOGRAFOS BURROS, PORÉM AMBICIOSOS, PRODUTORES SEM TALENTO QUE PERCEBERAM QUE PARA FAZER ESTE TIPO DE FILMES, NÃO PRECISAVAM MAIS DOS DIRETORES E, ATÉ, DE CINEASTAS BANQUEIROS QUE FAZEM CINEMA, TODOS, SEM NENHUMA EXCEÇÃO POR CAUSA DOS DISPUTADOS INCENTIVOS A CULTURA QUE, PROPORCIONARAM UMA VERDADEIRA CORRIDA DO OURO PARA UMA ATIVIDADE "EM COMA" QUE, NUNCA TEVE MERCADO PARA TANTO CINEASTA...
C M - e sobre as modificações da lei de incentivo qual sua opinião?
I C - SENDO UM ARTISTA POSSO OPINAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELACIONADO A ARTE - FOTOGRAFIA, ESTETICA, LINGUAGEM, ETC., AGORA, EM RELAÇÃO A QUE MODIFICAÇÕES DEVERIAM SER FEITAS NAS LEIS DE INCENTIVO A CULTURA, INFELIZNMENTE, NÃO POSSO OPINAR, NÃO TENHO CONHECIMENTOS TRIBUTARIOS PARA FAZER ALGUMA SUGESTÃO...ALIÁS, FICA DIFICIL VOCE OPINAR SOBRE UMA COISA QUE TE OPRIME & MARGINALIZA, NÂO É VERDADE ? A ATIVIDADE CINEMATOGRAFICA BRASILEIRA VIROU UM SIMPLES NEGOCIO DE TROCA MIRACULOSA DE PAPEIS, DE CERTIFICADOS, POR DINHEIRO...
ENTÃO, COMO FALEI NO INICIO TERIA SIDO MELHOR ESCUTAR O CONSELHO DOS MEUS PAIS & TER IDO THABALHAR DIRETO NA BOLSA DE VALORES QUE, INCLUSIVE, É UM MERCADO MUITO MAIOR, DEMOCRATICO & PROPRIO PARA GANHAR DINHEIRO DO QUE A NOSSA RETARDADA & AINDA, ESQUERDOFRENICA INDUSTRIA CULTURAL...
C M - quais seus novos projetos ? quais seus ultimos filmes.
I C -ENTRE 2005/7, EU CONSEGUI CONCLUIR TRES LONGA METRAGENS: "A MARCA DO TERRIR", Q É UM FILME SUMULA DA ANTOLOGICA SERIE "QUOTIDIANAS KODAKS", REUNINDO OS MELHORES TRECHOS & VERSÕES CONDENSADAS DOS POLEMICOS SUPER 8 QUE DIRIGI & PRODUZI, NO INICIO DOS ANOS 70; "O SARCOFAGO MACABRO" QUE, INICIALMENTE ERA UM TELEFILME, MAS, COMO A NOSSA TELEVISÃO NÃO TEM TRADIÇÂO DE EXIBIR PRODUÇÕES NACIONAIS, OS VALORES QUE, ALGUNS CANAIS CHEGARAM A ME OFERECER ERA UMA PIADA... ENTÃO, A UNICA SOLUÇÂO FOI TRANSFORMA-LO EM LONGA METRAGEM PORQUE POR MAIS INCRIVEL QUE PAREÇA, O FATO DE TER FEITO UM TELEFILME, NO PAIS DA TELEVISÃO..., ESTE FORMATO, ALÉM DE NÃO TER MERCADO, NO BRASIL, DESVALORIZA A SUA PRODUÇÃO... E, OLHA QUE "O SARCOFAGO MACABRO" É UMA ARREPIANTE CONTINUAÇÃO DE "O SEGREDO DA MÚMIA",,TRAZENDO DE VOLTA AS TELAS O LENDARIO & INSUBSTITUIVEL WILSON GREY !; E, "UM LOBISOMEM NA AMAZONIA"... DESDE QUE, CONHECI & ME TORNEI AMIGO DO FAMOSO HOMBRE LOBO ESPANHOL, PAUL NASCHY QUE, FIQUEI FASCINADO COM A IDEIA DE FAZER UMA FITA DE LOBISOMEM ! COMO O ROGER CORMAN, QUANDO ESTEVE AQUI, EM 1994, ME ACONSELHOU A FAZER UM FILME QUE, TIVESSE COMO PANO DE FUNDO A FLORESTA AMAZONICA (POR SER UM TEMA QUE, ATUALMENTE, DESPERTA A ATENÇÃO DO MUNDO INTEIRO), RESOLVI JUNTAR AS DUAS COISAS QUE, APARENTEMENTE SERIA IMPOSSIVEL, MAS, QUE GRAÇAS A MAGIA DO CINEMA, SE TORNOU REAL !
O PAUL QUE, É UM GRANDE ATOR, UM HOMEM DE CINEMA, VEIO A OCUPAR UM LUGAR NO MEU CORAÇÃO QUE ESTAVA VAZIO, DESDE A MORTE DO WILSON GREY ! ALÉM DISSO, O FILME É ESTRELADO PELAS APETITOSAS DANIELE WINITTS & KARINA BACCHI... OU SEJA, DUAS SUPER STARS QUE TODO MUNDO QUER VER NAS TELAS !!!
C M -Manda um recado ai
I C –
TAMBÉM ME ESQUECI DE FALAR Q, NO PROXIMO DIA 26 de AGOSTO, VOLTO A EXPOR NO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO, A EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA "O PRISIONEIRO DO ROCK", HOMENAGEANDO OS 20 ANOS DA MORTE DO MALUCO BELEZA RAUL SEIXAS ! - QUE NÃO PRECISO NEM DIZER FOI O MEU CANTOR & COMPOSITOR BRASILEIRO PREFERIDO.
ALÉM DISSO TUDO, RAUL FOI DISPARADO O MELHOR MODELO FOTOGRAFICO QUE CONHECI, FAZENDO TODAS AS POSES E CLICHES DE ROQUEIRO QUE GARANTEM UMA BOA FOTO ! PERMITINDO ATÉ Q O FOTOGRAFASSE DE CUECAS DA "PLAYBOY" & SAPATO PRETO & BRANCO !
Marcadores:
cinema carioca,
cleiner micceno,
filme de terror,
ivampirismo,
ivan cardoso,
reverend stalker,
terrir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuando eu era piá, bati altas punhetas em homenagem à loura do ESCORPIÃO ESCARLATE!
ResponderExcluir